Nome científico Mikania laevigata Sch. Bip. Ex Baker nome popular guaco-de –cheiro. As partes utilizadas são as folhas. Seu plantio deve ser Pleno sol e meia sombra, com regas moderadas, com espaçamento, 1,0-1,5 x 2,0 m, as estacas devem ser medianas ou basais com 3 gemas e 1 par de 1/2 folhas. Como a planta é trepadeira, deve ser conduzida em espaldeira ou cerca no sentido N/S. Para produção de mudas, enterrar 2 gemas da estaca e deixar 1 gema para fora com 1 par de folhas cortadas ao meio. O Consumo pode ser a partir de 8 meses do plantio e depois a cada 6 meses. Usada fresca ou seca à sombra ou a 45°C. Deve-se colher 60% de ramos das brotações secundárias na pré-floração.
Constituintes principais: Cumarina (ativo principal), ácidos cafeoilquínicos (clorogênico e dicafeoilquinico), terpenos (ácido caurenóico).
INDICAÇÕES
Uso interno:
Expectorante, broncodilatador.
Posologia e forma de preparo
Uso interno:
Uso interno: Infusão - 1 colher de sopa (3 g) de folhas secas para 1 xícara de chá (150 mL) de água. Acima de 12 anos: 2 vezes ao dia, logo após o preparo.
Xarope caseiro - 20 folhas frescas picadas para 1 xícara de chá (150 mL) de água e 1 e ½ xícara de chá (255 g) de açúcar. Cozinhar em calor brando as folhas em água, sempre tampado, por 5 minutos, até perceber o odor adocicado de cumarina. Coar e acrescentar o açúcar até dissolver, se necessário, aquecer brandamente (60 a 80° C).
Acondicionar em recipiente higienizado, de preferência em vidro âmbar. Armazenar em geladeira ou em local fresco e ao abrigo da luz. Esta preparação não pode ser usada por mais de 7 dias e deve-se verificar frequentemente se o xarope não fermentou (azedou). Crianças de 3 a 6 anos: tomar 1 colher de chá (5 mL), 2 vezes ao dia. Crianças de 7 a 12 anos: tomar uma colher de sobremesa (10 mL), 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos: tomar uma colher de sopa (15 mL), 3 vezes ao dia. Agitar antes de usar.
Atenção: contraindicado a pacientes portadores de Diabetes mellitus, gestantes, lactantes e crianças menores de dois anos e em caso de tratamento com anticoagulantes.
Cuidados: Não utilizar em caso de tratamento com anticoagulante. A utilização pode interferir na coagulação sanguínea. Doses acima das recomendadas podem provocar vômitos e diarreia.
Referências
TANAKA, E, M. Cartilha plantas medicinais. Botica da saúde. SUS-Campinas/SP. 1ª edição - Outubro/2018. Disponível em http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/assist_farmaceutica/Cartilha_Plantas_Medicinais_Campinas.pdf
Comments