Nome científico Baccharis trimera (Less.) DC, nome popular, Carqueja-do-mato, carqueja-amarga, bacanta. As partes utilizadas são as aéreas. Seu Plantio deve ser em pleno sol, com regas moderadas, plantio com espaçamento de 0,5 x 0,3 m podendo ser em sementes e estacas. Erva perene, suas mudas são produzidas em viveiro ou plantio em local definitivo, podendo ser encontrada em campo nativo, no bioma pampa como invasora. Seu consumo pode ser a partir de 5 meses do plantio, usada fresca ou seca ao natural ou em secador a 40°C, com 2 a 3 colheitas anuais. Cortar acima do 2º nó, cerca de 20 cm acima do solo.
Constituintes principais: Contém lactonas diterpênicas e sesquiterpênicas, flavonoides (hispidulina, cirsimaritina, eupatorina e apigenina), óleo essencial de carquejol, alfa e beta cadineno, calameno e eudesmol, terpenoides (ácido oleanólico), taninos e saponinas.
INDICAÇÕES
Uso interno: Auxilia no tratamento das doenças digestivas em geral e dos distúrbios hepáticos. Também possui ação diurética e depurativa, anti-inflamatória para dores articulares, sendo indicado para casos de gota.
Uso externo: Dor de garganta.
Posologia e forma de preparo
Uso interno:
Infusão - 2,5 g de planta seca para uma xícara de chá (150 mL) de água. Acima de 12 anos tomar 150 mL do infuso, logo após o preparo, 2 a 3 vezes ao dia.
Uso externo:
Infusão - 2,5 g de planta seca para uma xícara de chá (150 mL) de água. Utilizar em forma de gargarejo, 2 a 3 vezes ao dia.
Cuidados: Não utilizar em gestantes e lactantes. Em dose excessiva pode provocar contrações uterinas. O uso pode causar hipotensão. Evitar o uso concomitante com medicamentos para hipertensão e diabetes.
Referências
TANAKA, E, M. Cartilha plantas medicinais. Botica da saúde. SUS-Campinas/SP. 1ª edição - Outubro/2018. Disponível em http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/assist_farmaceutica/Cartilha_Plantas_Medicinais_Campinas.pdf
Comments