Nome científico Plectranthus barbatus (Andrews) Nome popular boldo-brasileiro, boldo-nacional, falso-boldo, boldo-africano. As partes utilizadas desta planta são as folhas. Seu plantio deve ser em pleno sol, com regas moderadas, com espaçamento de 1,0x0,5 m, estacas com 3 nós. É um arbusto perene. Pode ser plantado diretamente no local definitivo ou em viveiro (mudas). Pode ser usado a partir de 4 a 6 meses do plantio, seu consumo pode ser das folhas fresca ou seca em secador a 40°C, a Colheitas a cada 4 meses. Durante a secagem, revolver as folhas a cada 2 horas.
Constituintes principais: Diterpenóides, barbatol, barbatusina, cariocal, óleo volátil (guaieno, fenchona e outros), ferruginol.
INDICAÇÕES
Estimulante do fígado, da digestão e do apetite, atua na melhora da azia.
Posologia e forma de preparo
Uso interno:
Infusão - 1 a 3 colheres de chá (1 a 3 g) de folhas secas para 1 xicara de chá (150 mL) de água. Acima de 12 anos tomar 150 mL do infuso, logo após o preparo, 2 a 3 vezes ao dia.
Maceração - amassar ou picar 1 a 2 folhas frescas para 1 xicara de chá (150 mL) de água fria e deixar repousar por alguns minutos, 2 a 3 vezes ao dia.
Cuidados: Não deve ser utilizado por gestantes, lactantes, crianças e portadores de obstrução das vias biliares ou cálculos biliares (pedra na vesícula). Não usar no caso de tratamento com metronidazol ou dissulfiram, medicamentos depressores do sistema nervoso central (SNC) e anti-hipertensivos. Doses acima das recomendadas e utilizadas por um período maior do que o recomendado podem causar irritação gástrica.
Referências
TANAKA, E, M. Cartilha plantas medicinais. Botica da saúde. SUS-Campinas/SP. 1ª edição - Outubro/2018. Disponível em http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/assist_farmaceutica/Cartilha_Plantas_Medicinais_Campinas.pdf
Comments